16 novembro, 2017

49o. Aniversário da AELCA

Após existir como Casa Lar, administrada pela Sra Maria Eva, atendendo em média 15 crianças e adolescentes, uma visita mudou os rumos dessa Casa Lar. Estudantes de Teologia do Seminário Concórdia, coordenados pelo Pr Gustavo Scholze, em 1965 visitam a região dentro da Campanha Evangelística chamada “Avante por Jesus”. O então estudante Elmiro Martin fez a primeira visita à Dna Maria Eva que se disse ouvinte da Hora Luterana e quis conhecer mais sobre a Igreja. Passados 3 anos firmam parceira e surge em 10/11/1968 – data da aniversário de nascimento de Lutero, a Associação Evangélica Luterana de Caridade. Neste sábado(11/11/2017), a AELCA entrou no ano do seu cinquentenário de fundação realizando Culto de Gratidão. Agradeceu a Deus pela sua existência, parceiros da caminhada, bem como por hoje poder atender a 200 crianças e adolescentes e em torno de 800 famílias. Faz isso com seus 34 funcionários através de programas de Educação Infantil, Serviço de Atendimento à Família, Serviço de Acolhimento e Fortalecimento de Vínculos e Trabalho Educativo. E por poder ofertar aos seus usuários o atendimento de Capelania, numa parceria com a CEL da Cruz Petrópolis 
O Culto contou com o preparo do Altar pela Natalia, Lucas e Sofia. A poesia Heróis de verdade apresentada pela professora Ilsa e amigo Voluntario. Teve a participação especial de Coros Luteranos de Porto Alegre composto de integrantes de congregações luteranas dos Distritos Porto-Alegrense e Rio Gravataí regidos pelo Maestro Abner Elpino Campos. Também tivemos a honra de receber o Coro e representantes da Comunidade Evangélica Luterana São Miguel de Dois Irmãos regido pela Sra. Daniela Neres Nogueira. Essa comunidade anualmente tem nos ajudado de diversas maneiras, em especial com ofertas de alimentos do Culto da Festa da Colheita e em 2016 com presentes de Natal. O Pr da Comunidade, Rev. Oscar Zimmermann, dirigiu a mensagem no culto com base no Salmo 126. Após o Culto os visitantes da CEL São Miguel conheceram as instalações da AELCA. O Liturgista do culto foi o Pr. Capelão da AELCA, Pr José Daniel Steimetz. E a Kelli integrante do Ponto de Missão Jesus é a Aliança, fez uma das leituras bíblicas.
Na oportunidade o Pr Oscar e os regentes foram contemplados com singela lembrança ofertada pelo Ponto de Missão Jesus é a Aliança. Também foi entregue uma lembrança ao Professor, Músico, Regente e membro da CEL São Miguel, Sr. Valério Huver. Em gratidão pelos serviços prestados à Igreja, nestas áreas, seu ex-aluno, o Pr. José Daniel entregou-lhe a homenagem agradecendo pela dedicação e carinho e desejou-lhe ricas bênçãos de Deus.
Fizeram uso da Palavra a Sra. Elaine Timmen – Diretora da AELCA, Sr. Fabio Giullian Marques – Presidente da AELCA, o Pr. Emérito Arnaldo Huff, contando seu contato com a AELCA nos seus primeiros passos. Também a Sra Ligia Huff dirigiu saudação aos presentes. Em diversas oportunidades a Sra Ligia dirigiu formação ao nosso grupo de professores. Representantes da CEL da Paz do Morro da Cruz ofertaram uma lembrança à AELCA, o Pai Nosso em forma de árvore. Nosso obrigado.
Foi distribuído Bíblias e livretos ofertados pela parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil. Após o Culto todos foram recebidos num coquetel oferecido pela AELCA. Registramos nossa gratidão a todos os presentes. E desejamos que façam conosco esta caminhada de cinquenta anos iniciada com este momento de Culto e congraçamento. 
* Fotos. Gabriele S. Steimetz.





















Nenhum comentário: